Varandas Aplicadas:

Conheça as vantagens e dicas

Varandas

Antes, o espaço era usado para descanso nos dias quentes, espaço de churrasqueira e outros. Então veio a pia, a mesa de jantar, o frigobar e, em alguns casos, até TV. Removeram as portas, nivelaram o piso, e a varanda se tornou uma extensão da sala e uma nova área de convívio social e descanso.

Hoje, construtoras já preparam o espaço para integrá-lo ao resto do apartamento desde a concepção do projeto. Atualmente, há incorporadoras evitam colocar vigas na área da porta que separa sala e varanda, para facilitar a unificação de ambas.

Abaixo dicas que separamos para você:

  • Ganhe mais espaço na sala ao levar a mesa de jantar para a varanda fechada

  • Pisos iguais na sala e na varanda trazem uma unidade ao conjunto, criando assim um ambiente maior.

  • O novo espaço pode ser usado para fazer refeições. Para essa função, tome cuidado com o revestimento do piso e dos móveis. Plantas funcionam como uma forma de levar a natureza para o ambiente fechado.

  • A sala de jantar ganha maior iluminação natural através da integração com a varanda.

  • Embora iluminação natural seja sempre bem-vinda, é preciso tomar cuidado para que ela não atrapalhe na hora de assistir televisão. Para isso, fique atento à posição do equipamento e lembre de proteger as janelas.

  • Para dar mais aconchego aos espaços amplos, invista em peças de decoração confortáveis e macias, como almofadas e tapetes, e peças revestidas em madeira. Cores claras trazem leveza ao ambiente.

  • Paisagismo também é solução para garantir a privacidade. Ao invés de cortinas e persianas, use plantas para cobrir as janelas e criar um ambiente descontraído e natural.

Importante

Em muitos casos, os prédios são entregues pelas construtoras com terraços abertos, sem vidro ao redor do parapeito. A reforma para fechar o espaço geralmente é feita por iniciativa dos condomínios ou dos moradores. Os próprios engenheiros da obra podem deixar recomendações que expliquem se a estrutura comporta, ou não, o envidraçamento, mas a mudança deve ser aprovada unanimidade por todos os condôminos.